Nos
três primeiros meses deste ano, a região Nordeste teve 18.889 fraudes
evitadas em compras online. No total, R$ 14,6 milhões foram preservados
no mesmo período.
Os dados foram levantados pela ClearSale, responsável por
aproximadamente 80% das análises feitas no e-commerce. Segundo o diretor
de inteligência estatística da empresa, Rafael Lourenço, o NE é a
região que mais registra ocorrências de fraudes em compras pela
internet.
Na Bahia, por exemplo, os setores que mais registram as tentativas de
trapaças online são: celular (23,5%); games (14,9%) e informática
(13,7%).
Leia
Itens de informática ficaram em segundo lugar, com 10,8%; seguido por
games, com 10,7%. Itens de beleza representaram 7,9% e, em último
lugar, itens automotivos, com 6,1% de compras de má-fé evitadas. A média
geral da região foi de 4,6%.
Em geral, a procura dos fraudadores por telefonia celular se destaca
das demais. Nesse segmento, 13,6% das compras realizadas foram
identificadas como embuste e, dessa maneira, a transação criminosa foi
evitada.
“Temos um aparato tecnológico e trabalho de inteligência que ajudam a
identificar e combater essas fraudes, por isso que o serviço é
essencial aos fornecedores”, explica Lourenço.
Isso porque, diz ele, quando ocorre uma trapaça em compras pela
internet, o prejuízo pela transação é do fornecedor. “Quando o
consumidor identifica o dano e procura a loja, seu dinheiro deve ser
devolvido imediatamente, mas o estabelecimento sofre a perda, já que
essas fraudes são difíceis de serem identificadas”, assinala.
Legislação
Os mesmos direitos dos consumidores de lojas físicas são os do
comércio virtual, no entanto esses últimos têm maior vantagem no que se
refere ao direito de arrependimento do art. 49 do CDC.
A relação de consumo fora do estabelecimento comercial, como telefone
e internet, permite que o consumidor desista do produto em sete dias, a
contar da assinatura ou recebimento do produto ou serviço.
“Mas nesse tipo de compra é importante que o consumidor não forneça
muitos dados pessoais, principalmente os desnecessários, como nome dos
pais”, orienta o superintendente do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire
Soares.
Dicas para evitar fraudes financeiras
Serviços gratuitos
Recuse serviços oferecidos gratuitamente que solicitem o número do cartão de crédito, CPF, como garantia antes da contratação efetiva
Recuse serviços oferecidos gratuitamente que solicitem o número do cartão de crédito, CPF, como garantia antes da contratação efetiva
Comércio Eletrônico
Certifique-se da idoneidade de empresas que realizam comércio eletrônico ou por telefone antes fazer qualquer compra. Consulte histórico de reclamação sobre a empresa nos Procons ou em redes sociais. Desconfie se o preço estiver muito abaixo do de mercado
Certifique-se da idoneidade de empresas que realizam comércio eletrônico ou por telefone antes fazer qualquer compra. Consulte histórico de reclamação sobre a empresa nos Procons ou em redes sociais. Desconfie se o preço estiver muito abaixo do de mercado
Informações de órgãos oficiais
Instituições públicas (Receita Federal, Previdência Social, Banco Central, prefeituras, entre outros) não enviam cartas, e-mails ou fazem ligações aos consumidores solicitando dados pessoais ou bancários
Instituições públicas (Receita Federal, Previdência Social, Banco Central, prefeituras, entre outros) não enviam cartas, e-mails ou fazem ligações aos consumidores solicitando dados pessoais ou bancários
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