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domingo, 29 de março de 2015

Comitê organizador anuncia reforço de 20 mil quartos para os Jogos de 2016:


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RIO – O Comitê Rio 2016 anunciou, na manhã desta sexta-feira, o reforço de 20 mil quartos para o setor de hospedagem durante as Olimpíadas. Com o aumento, a organização espera alcançar 60 mil leitos, cumprindo com folga a meta de 40 mil vagas desejada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).
O impulso será proporcionado pelo novo patrocinador dos Jogos, anunciado em evento na sede do comitê, na Cidade Nova: o Airbnb, plataforma mundial de aluguel de apartamentos por temporada.
A parceria vem sendo costurada há cerca de um ano. O número de vagas em hotéis era uma das principais preocupações do COI no momento em que o Rio foi escolhido sede das Olimpíadas, em 2009. Chegou-se a cogitar a utilização de transatlânticos como opção de hospedagem. A cidade contava com 20 mil quartos, e a estimativa da prefeitura é chegar perto de 40 mil em 2016. Incluídas acomodações em motéis e hostels, esse número já chegaria a 51 mil. O comitê sustenta que o número já seria suficiente, mas acredita que o reforço disponibilizado pelo novo patrocinador tira de vez a questão da lista de preocupações. Segundo o Airbnb, os 20 mil quartos já estão disponíveis — a empresa calcula em torno de 80 mil camas.
— É mais ou menos o número (60 mil) de quartos que havia em Londres (em 2012, durante as Olimpíadas) — afirmou o diretor-geral do Comitê Rio 2016, Sidney Levy.

A organização não revelou o valor do patrocínio. Semana passada, o Comitê divulgou que, dos R$ 3 bilhões previstos no orçamento para patrocínio, R$ 2,5 bilhões já foram arrecadados. Em troca, o site oficial das Olimpíadas vai direcionar potenciais hóspedes para o site do Airbnb. Levy não acredita que a parceria vá incomodar o setor hoteleiro. De 2009 para cá, 80 novos hotéis surgiram na cidade:
— O Airbnb é um fato da realidade do mundo, não foi inventado por nós. Eles ajudam a resolver um problema grande.

O acordo prevê também ações de marketing em conjunto entre a empresa e o Comitê. Durante a apresentação, o fundador e diretor executivo de Produto da empresa, Joe Gebbia, destacou a hospitalidade dos brasileiros e contou histórias de moradores que já receberam hóspedes em suas casas:
— Todo dia as pessoas estão usando a hospitalidade para ajudar umas às outras. Soube de uma história de uma turista chinesa que perdeu a carteira, e a pessoa que a estava recebendo não descansou enquanto a carteira não foi encontrada.
O Airbnb funciona como uma rede social. Depois de um cadastro, é possível anunciar um imóvel ou quarto disponível para aluguel e também buscar hospedagem em milhares de cidades do mundo.



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