Mário Teixeira, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Portuários (Fenccovib) e dirigente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) afirmou nesta terça-feira (18) que o governo de Michel Temer e o empresariado estão buscando uma nova forma de privatizar os portos brasileiros. O dirigente participou de reunião nesta terça-feira (18), em Brasília, do Fórum Nacional de Desenvolvimento Produtivo que reúne entidades do empresariado e representantes de centrais.
CTB
“A CNI (Confederação Nacional da Indústria) adiantou que vai apresentar proposta de mudanças portuárias, dando ênfase na alteração de poligonais e autorizações de novos Terminais de Uso Privado – TUP - o que não deixa de ser uma outra forma de privatização portuária que vai tirar emprego nos portos públicos”, declarou Mário.
Segundo ele, a CTB vai apresentar em conjunto com as demais centrais um documento que faça o contraponto às propostas da CNI. Mário ressaltou que a CTB vai questionar a suspensão dos trabalhos dos grupos tripartites sobre capacitação de portuários e buscar debater - dentro da questão estrutural - o menosprezo que vem sendo dado ao setor portuário.
ítica estrutural do País terá que começar revendo essa decisão”, cobrou.
Ele citou a extinção da Secretaria de Portos (SEP). “Tinha status de ministério e hoje é apenas um puxadinho do Ministério dos Transportes, num país que possui o maior complexo portuário do mundo. Se o governo quer realmente reforçar a
política estrutural do País terá que começar revendo essa decisão”, cobrou.
O Fórum Nacional é um espaço para o debate sobre retomada do desenvolvimento e mantém três grupos de discussões sobre infraestrutura, exportações e ambientes de negócios. As mudanças portuárias fazem parte do debate dos grupos.
Do Portal Vermelho, com informações da CTB
Nenhum comentário:
Postar um comentário