A Olimpíada do Rio 2016 chegou ao fim, mas deixou muitas boas lembranças, uma delas bem especial para o município de Caculé – BA, que teve um sonho conquistado através dos dançarinos de uma de suas quadrilhas juninas – a Busca-pé.
A convite da organização das Olimpíadas 2016, em parceria com a Presidência da República, a Busca-pé se apresentou, fazendo parte da programação cultural dos Jogos Olímpicos, no dia 10 de agosto, na Casa Brasil – espaço montado na Praça Mauá, centro do Rio de Janeiro, com a missão de expor a diversidade cultural e esportiva do País.
Direto do interior da Bahia, a quadrilha Busca-pé animou os visitantes em uma grande festa no estilo junino, com o espetáculo “Meu Cordel Encantado é o Sertão. Aqui é o meu lugar! O sertão é do tamanho do mundo. O sertão é dentro da gente.”.
A apresentação baseada na literatura de cordel, tipo de poesia popular nordestina, contou inclusive com integrantes do autêntico trio nordestino – zabumba, triângulo e sanfona e chamou a atenção do público nas duas apresentações no armazém 1 e 2 do Pier Mauá, e também quando saíram em cortejo pelos corredores da Casa Brasil. A diretora do grupo, Elisângela Alves, agradeceu a oportunidade de poder levar um pouco da história e da cultura nordestina para o mundo. “Nossa intenção foi manter viva a tradição da cultura regional, e para isso, não podia faltar o sertanejo e a força da mulher nordestina, explanados com ritmos como o xaxado, o forró e o baião. O espetáculo valoriza ainda grandes sucessos da música popular brasileira”, destacou Elisângela. A avaliação final foi a melhor possível. “A rica cultura nordestina por si só já chama a atenção, ainda mais se trabalhada em arte, beleza, música e dança tão bem sincronizados. O mundo aplaudiu, a Busca-pé está de parabéns”, destacou o representante da Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República, Clésio Ledo.
Fonte do Rodrigo Ferraz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário