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terça-feira, 24 de março de 2015

Mundo:Avião acidentado estava em uso desde 1991

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PARIS — O Airbus A320, que caiu nos alpes nesta terça-feira, é muito usado por companhias econômicas por se tratar de um modelo versátil, usado para voos de curta e média distância. A aeronave acidentada foi fabricada em 1990 e entrou em serviço em 1991 na Lufthansa, passando para a Germanwings no final do mês de janeiro. Com 24 anos, estava no final de sua vida útil.

Trata-se de um modelo relativamente antigo, com os primeiros entrando em uso em 1988, duas décadas após o modelo concorrente, o Boeing 737. O A320 tem capacidade para 150 pessoas, numa estrutura de duas classes, e é o mais popular de uma linha que inclui também o A319, A318 (cerca de 100 assentos) e o A321 (entre 185 e 220


passageiros, de acordo com a configuração das classes).
Ele é fabricado pelo consórcio europeu Airbus, que já produziu 4.700 aparelhos do mesmo modelo. Sua autonomia de voo é de 3.300 milhas náuticas, que equivalem a 6.150 quilômetros. O avião tem envergadura de 35,8m e comprimento de 37,57m. Ele aguenta a carga máxima de 16,6t, segundo a Airbus.
A aeronave do voo GWI9525, envolvida no acidente desta terça-feita, é equipada com duas turbinas CFM-56, segundo o site airfleets.net, cada uma com capacidade de gerar entre 22 mil e 33 mil newtons de impulso. A frota da Germanwings inclui 15 modelos A320 ativos segundo a base de dados planespotters.net.
De acordo com informação da base de dados de acidente da Rede de Segurança de Aviação, houve 55 acidentes envolvendo o A320, sem incluir o desastre desta terça. Segundo Phil Seymour, presidente do International Bureau of Aviation, o A320 tem um fantástico registro de segurança.

Alguns incidentes aconteceram, mas em geral, o modelo é mais seguro do que a maioria dos aviões em circulação — afirmou.
Ele ainda acrescentou que o fato de ter 24 anos de uso não afetaria a segurança do voo, e que companhias aéreas suspendem aviões entre 25-30 anos porque os custos de manutenção aumentam a partir daí. Seymor disse que as aeronaves são projetadas para voar dia sim, dia não, e são retiradas somente se há aviões mais novos que não consumam muito combustível e não custem tanto para voar.
O último acidente com um A320 foi em 28 de dezembro na Indonésia, quando um AirAsia caiu no Mar de Java, matando as 162 pessoas a bordo do voo QZ8501. Em 2008, um A-320 da XL Airways caiu no Mar Mediterrâneo, na costa de Perpignan (Sul de França), deixando sete mortos. O maior acidente que envolveu um avião A320 em números de fatalidades aconteceu em 2007 com uma aeronave da TAM Linhas Aéreas. Os 187 passageiros a bordo morreram, e mais 12 pessoas em solo. A aeronave não conseguiu frear na pista que estava molhada durante o pouso em São Paulo.




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