Foi aprovado nesta terça-feira (10/12) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 22/2012, de autoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), com relatoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que muda o nome do Instituto Federal Baiano para Instituto Federal 2 de Julho.
Na justificativa, a autora da proposta informava que a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Instituto Federal da Bahia, bem como a criação do Instituto Federal Baiano, mediante integração das Escolas Agrotécnicas Federais de Catu, de Guanambi (Antonio José Teixeira), de Santa Inês e de Senhor do Bonfim, geraram confusão em decorrência da semelhança dos nomes das duas instituições. Dessa forma, a deputada Alice Portugal propôs a modificação do nome do Instituto Federal Baiano para atender ao desejo da comunidade acadêmica da Instituição, bem como prestar homenagem à data magna da Bahia. Fonte de Antonio Carlos Damasceno
Em seu relatório, a senadora Lídice da Mata confirma as denominações dadas às duas instituições de ensino superior da Bahia – criadas pela Lei Nº 11.892/2008, são muito semelhantes e podem causar equívocos. “É compreensível o anseio da comunidade local em mudar o nome de uma delas e, assim, evitar, maiores confusões”, disse a relatora. Da mesma forma, a escolha do nome “2 de Julho” foi considerada bastante adequada pela relatora, pois distingue a data mais representativa do povo e do Estado da Bahia. “Esta é, sem dúvida, uma proposta pertinente, oportuna, justa e meritória”, disse Lídice. Se não houver apresentação de emendas, como a matéria é conclusiva na Comissão de Educação do Senado, segue para promulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário