Claudio e Representações Ltda.sou um representante comercial

quarta-feira, 31 de julho de 2013

a nova representante do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública em Vitória da Conquista

A militante de Movimento Popular Rosimeiry Souza Santana, a nova representante do Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública em Vitória da Conquista assumiu o cargo no dia 24 de julho 2013.


A população baiana conquistou, no âmbito da Defensoria Pública, um espaço que privilegia a democracia participativa: a Ouvidoria Cidadã, que é um órgão auxiliar que assegura o direito da população usuária dos serviços desta instituição intervir, criticar, fiscalizar, elogiar, reclamar, apontar suas demandas, suas prioridades, auxiliando, politicamente, no crescimento da Defensoria que deseja. Este modelo de Ouvidoria já era previsto na Lei Orgânica da Defensoria baiana [Lei Complementar nº 26/2006], sendo regulamentado pela Lei estadual nº 11.377/2009.



Esta Ouvidoria diferencia-se das existentes na esfera da administração pública brasileira pelo fato de atuar, sem subordinação hierárquica, em regime de cooperação com a Defensoria e todos os seus órgãos. Além deste, outro ponto de destaque é que o comando fica aos cuidados da própria sociedade civil, que assume o cargo de ouvidor/a geral, através de mandato de dois anos, sendo permitida uma recondução, conforme a Lei Complementar federal nº 132/2009. Isso possibilita maior credibilidade e isenção no trato das questões pela Ouvidoria frente aos/as cidadãos/as que a procuram.
O acesso à informação, o direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral; o direito de petição aos poderes públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal, são garantias constitucionais salvaguardadas pela Ouvidoria Cidadã em suas ações.
Além de servir como canal de controle social por uma gestão eficiente e eficaz no âmbito da DPE, a Ouvidoria Cidadã aposta no exercício de uma política democrático-participativa para a tomada de decisões estruturantes. Para isso, conta com o apoio de lideranças da sociedade civil das 34 cidades onde a Defensoria atua como órgão de execução, o grupo operativo.

Em Vitória da Conquista a representante é Rosimeiry Souza Santana, que foi eleita pela Sociedade Civil e que tomou posse no dia 24 de julho 2013 em Salvador, essa representante ficará no cargo no biênio 2013 a 2015, Rosimeiry é formada em psicologia, militante do Movimento Unificado das Associações de Moradores, Conselheira Municipal de Saúde e ativista do movimento LGBT. 
Contatos ( 77) 9109-8886
Email: rosysantana007@hotmsil.com
Falar com a Ouvidoria Cidadã:Disque Ouvidoria 129
Texto adaptado do site





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mundo: Jornais dos EUA e Europa tratam Lula como preso político e falam de fim da democracia no Brasi

A percepção da imprensa internacional sobre a prisão do ex presidente Lula tomou forma. Ela lê o episódio como uma ação "ignominios...