Fonte do Fabio Sena
Na manhã da última sexta-feira, 12, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizou uma cerimônia de doação de uma cama hospitalar de parto para Fundação de Saúde Pública de Vitória da Conquista (FSVC). O equipamento será utilizado pelo Hospital Municipal Esaú Matos e servirá para aperfeiçoamento acadêmico e científico dos alunos do curso de Medicina da universidade, durante internato hospitalar. O equipamento doado será utilizado na sala de parto normal do centro obstétrico do Esaú, que neste primeiro trimestre de 2013 já realizou mais de mil partos, superando o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 912 partos.
Atualmente, o hospital recebe em sistema de rodízio, a cada 60 dias, cerca de sete a oito alunos do curso de Medicina para internato em obstetrícia e neonatologia. Para a vice-coordenadora do colegiado de Medicina da Uesb, Cláudia Macêdo, a vivência dos alunos na rede de saúde é fundamental para aprimorar o conhecimento. “A doação dessa cama está relacionada com o padrão de ensino oferecido pela Uesb e a presença dos alunos aqui no Esaú aprofunda o conhecimento de cada um deles”.
Para o reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto Santos, o mais importante não é a doação do material e sim a parceria entre Uesb, Prefeitura e Fundação. “O mais interessante é o compromisso com a saúde de Conquista. E essa parceria tem o objetivo de melhorar o atendimento da população e gerar formação com
qualidade dos novos profissionais que futuramente vão atender os cidadãos”.
O diretor presidente da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, Padre Edilberto Amorim, também destacou a parceria com a Uesb. “O fortalecimento da nossa parceria com o campo da educação é muito importante para qualificação do nosso hospital. Espero que esses estudantes que por aqui passam, futuramente, voltem como
A secretária-adjunta de Saúde, Karine Brito, lembrou o incentivo que a Prefeitura oferece para formação e qualificação profissional na área de saúde, servindo como campo de estágio para diversas áreas. “A parceria com entidades como a Uesb qualifica a Gestão Municipal, melhorando o atendimento a população, e colabora com currículo dos alunos que passam pela rede de saúde, seja aqui no Esaú seja em nossas unidades de saúde”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário