Mais uma plenária do Orçamento Participativo (OP) aconteceu na noite desta quinta-feira, 18, na Escola Guimarães Passos, com os moradores do bairro Guarani e Nossa Senhora Aparecida. Durante o encontro, a população pôde discutir as demandas da comunidade e propor soluções ao Governo Municipal por meio desta importante ferramenta de controle social – o orçamento participativo (OP).
A plenária, realizada em uma Escola reformada por indicação do OP, reuniu lideranças de diversos segmentos da sociedade civil e do poder público que ao final do encontro elegeram dois delegados e um suplente. Durante o encontro, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, expôs a trajetória do Orçamento Participativo em Vitória da Conquista e logo em seguida apresentou os números da distribuição dos recursos do governo municipal por cada secretaria. “Nada mais simples do que atribuir a população a escolha de como o dinheiro deve ser gasto. Este é o princípio básico do Orçamento Participativo”, explica.
Claudionor Alves Dutra, Presidente da Associação do Guarani
Já para Claudionor Alves Dutra, Presidente da Associação Comunitária do Bairro Guarani, o OP é responsável por diversas conquistas dos moradores do bairro nos últimos anos. “Aqui é o espaço que a comunidade faz suas reivindicações e elas são contempladas. No Guarani nós recebemos a reforma desta escola, pavimentação asfáltica e a reforma do posto de saúde Hugo de Castro, tudo por meio do Orçamento Participativo”, afirma.
Lucas Hipólito,coordenador do Movimento Unificado
Jardim Guanabara – Simultaneamente aconteceu a plenária do Jardim Guanabara, na Escola Municipal Zulema Cotrim, reunindo moradores dos bairros Felícia e Ipanema em uma verdadeira aula de cidadania. Na ocasião, foram eleitos dois delegados e um suplente que representaram estes territórios no 10º Congresso do OP, no dia 8 de junho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário